Luísa Sonza admite ato racista: “Cometi esse erro”
Cantora também comenta o que aprendeu após ser cancelada por atitude no passado.
Anos após ato racista que virou caso de processo, Luísa Sonza admite o ato preconceituoso. A cantora nunca tinha tocado no assunto e foi questionada por DellaFancy em seu quadro no YouTube, ‘Della Make’.
Luísa Sonza admite ato racista
Recentemente, o processo por racismo foi encerrado e Luísa indenizou a advogada Isabel Macedo, vítima do ato. A apresentadora da atração – que é drag queen e negra – decidiu cobrar o posicionamento de Luísa sobre o assunto. “Tive muita dificuldade de entender no começo por ser uma pessoa branca e não viver isso na pele. Cometi esse erro e me arrependo profundamente, óbvio que não foi uma coisa intencional, mas a estrutura é feita por nós. Pedi um copo d’água para uma mulher preta. Foi um processo muito longo, não é da noite para o dia. Gostaria de ter arrependido isso antes“, disse a cantora. Para aprender, Luísa diz ter conversado sobre o assunto com pessoas pretas, como Negro Zezé e Maíra Azevedo, além de ter lido livros escritos por Djamila Ribeiro e Silvio de Almeida – este último, ministro dos Direitos Humanos.
Influencer se justifica após repercussão
A entrevista causou uma grande repercussão e DellaFancy decidiu explicar o motivo de ter abordado o assunto com Luísa, ainda mais no mês da Consciência Negra. “Escolhi uma convidada para falar sobre um assunto que me atravessa de inúmeras formas, desde sempre. Racismo é problema de branco, e são eles que precisam se posicionar sobre isso. Racismo se fala com quem o comete. Com quem nos coloca em posições inferiores pela cor da nossa pele. Eu, enquanto artista e comunicador preto, faço questão de que o assunto seja tratado com seriedade e atinja o máximo de pessoas possíveis“, destacou.
“Incluindo as que se escondem atrás da tela de um celular pra cometer as mesmas atitudes que tanto recriminam na internet. Faço questão de conversar com alguém que tem engajamento suficiente para levar essa paula a lugares onde eu infelizmente ainda não consigo. E faço questão de estar sempre aberto ao diálogo com qualquer pessoa que, apesar dos pesares, se propõe e reconhecer seus erros e ser alguém melhor nessa vida. Porque é isso que eu espero que façam comigo quando sou eu o errado de uma situação, seja ela qual for“, continua o influencer.
A ideia foi do próprio influencer
Ademais, DellaFancy nega que tenha atendido a um pedido de Luísa para ‘limpar a barra’ sobre o ato do passado. “Em tempo e a quem interessar: minha agência não interfere na minha liberdade criativa. Eu jamais trabalharia em um lugar onde não posso fazer exatamente o que quero. O DellaMake é um quadro idealizado por mim e só pisa lá quem eu quero. Eu literalmente não sou obrigada a nada. Em cinco anos de canal, nunca recebi R$1 de convidado, ou da minha agência pelo quadro. E não aceitaria porque não tem dinheiro que compre a minha integridade e meus valores. Quem recebe dinheiro no DellaMake são os profissionais da minha equipe (e tudo sai do meu próprio bolso)“, afirma.
“Por último, sei do meu propósito e do quanto quero usar minha arte em prol do que acredito. Portanto, jamais toparia entrevistar qualquer pessoa que me censurasse de tocar em assuntos que considero essenciais, ou seja, a pauta do quadro não passa por qualquer aprovação externa. É isso. Achei importante pontuar algumas coisas que li por aqui. Espero que esse vídeo, assim como todos os outros, conscientize e contribua de alguma forma para a sociedade que a gente merece viver. Sigo fazendo o meu trabalho e modéstia parte, muito bem“, declarou DellaFancy, por fim.