Maurício Kubrusly, ex-repórter do ‘Fantástico’, foi diagnosticado com demência e ganha homenagem
Jornalista deixou a Globo em maio de 2019.
No ‘Fantástico’ deste último domingo (20), Maurício Kubrusly, ex-repórter do dominical da Globo, foi homenageado no quadro em homenagem aos 50 anos do programa. O jornalista ganhou o coração do público durante a apresentação do ‘Me Leva Brasil’, série em que ele viajava o país contando histórias emocionantes e divertidas. Atualmente, ele vive no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart, e com o cachorrinho de estimação, Shiva.
Veja também: Faustão é incluído na fila de transplante de coração
Maurício Kubrusly, ex-repórter do ‘Fantástico’, recebe homenagem do programa
O jornalista foi embora de São Paulo após ser diagnosticado com Demência Fronto Temporal (DFT) há alguns anos. Por isso, ele decidiu ir para a Bahia, ficar mais próximo da natureza, o que tem sido um bom remédio para lidar com a doença. “A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira“, disse a reportagem.
Pedro Bial participou da homenagem: “Ele tinha um faro, uma sensibilidade para tocar aquilo… Maurício corria o Brasil com histórias extraordinárias, que expressava, a vivacidade do povo brasileiro. Ele merece todas as nossas homenagens. Não só pelo ‘Me Leva Brasil’, mas o ‘Me Leva Brasil’ meio que abriga toda essa obra enorme desse grande jornalista“.
Na sequência, foi exibida uma reportagem especial sobre Mister M e Cid Moreira, figuras importantes na história do ‘Fantástico’. Na volta ao estúdio, Poliana Abritta voltou a citar o repórter: “Eu quero, aqui, mandar um abraço especial para o Maurício Kubrusly. O Fantástico reverencia seu talento, a contribuição que você deu para o jornalismo brasileiro. Nosso carinho por você é eterno“.
Veja também: Autor de ‘Fuzuê’ conta que criou papéis especialmente para Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro
Entenda a doença
A DFT, doença também enfrentada pelo ator Bruce Willis, tem como principais sintomas as alterações de humor e comportamento. Dentre elas, o paciente fica sem filtro e pode se comportar de forma inadequada e constrangedora, pode ficar indiferente a tudo e incapaz de entender e se colocar no lugar do outro, pode apresentar atitudes irresponsáveis, adquirir apatia ou ficar completamente enérgico e desinibido.
Kubrusly precisou ser afastado do trabalho por problemas de saúde e, em maio de 2019, deixou a Rede Globo. O ‘Me Leva Brasil’ foi ao ar entre 2000 e 2017. O jornalista já visitou mais de 150 cidades e percorreu mais de 400 km por todo o Brasil. Em 2005, ele lançou um livro com o mesmo nome de seu quadro, contando as histórias do programa.
Veja também: Xuxa admite responsabilidade por falta de paquitas negras