Faustão apresenta função cardíaca normal após transplante, diz boletim

Apresentador já foi transferido para o quarto e não há evidência de rejeição do órgão.

Operação bem-sucedida! Após passar por um transplante de coração no dia 27 de agosto, Faustão apresenta função cardíaca normal e segue em reabilitação. O apresentador foi transferido para o quatro nesta sexta-feira (8). Saiba detalhes!

Faustão apresenta função cardíaca normal após transplante

O novo boletim médico enviado à imprensa pelo Hospital Israelita Albert Einstein diz que o apresentador vai continuar o tratamento no quarto, portanto, está fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O paciente Fausto Silva apresenta boa recuperação após a realização de transplante de coração no dia 27 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein. Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão. Foi transferido para apartamento, onde segue em processo de reabilitação“, diz a nota.

Agradecimento à família do doador

Poucos dias após o transplante, Faustão gravou um vídeo em agradecimento à equipe médica e, especialmente, à família do doador do coração. “Que todo mundo tenha a certeza do que é o transplante. Para vocês terem uma ideia, dos 200 e poucos transplantes, 60 pessoas esperaram menos de um mês. Dei sorte também nessa fila. (Quero) Fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo“, declarou, na ocasião.

Faustão recebeu o coração de Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no dia 26 de agosto, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), um dia antes do transplante. O ex-contratado da Band ocupava o segundo lugar na fila de prioridade do Sistema Único de Saúde (SUS) e conseguiu o transplante após o órgão não ser compatível com a pessoa que estava em primeiro.

Ademais, Faustão agradeceu a todos que estavam torcendo por sua recuperação. “Estou com a voz ainda assim porque fui intubado, mas está recuperando. Já estou andando no terceiro dia depois que fui operado. Não sinto nada, nenhuma dor, estou completamente recuperado“, celebrou, por fim.

Polêmica

Na época, a rapidez do procedimento chamou atenção nas redes sociais e alguns internautas acusaram que o fato do apresentador ser uma pessoa famosa teria influenciado na situação. Entretanto, o Ministério da Saúde fez questão de esclarecer como funciona a fila de transplantes. “O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo e isso é motivo de orgulho! A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quando para os da rede privada. Toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade“, iniciava o comunicado, postado nas redes sociais.

A agência governamental, então, pontuou quais são os critérios da lista de espera por um órgão: “São todos critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica“.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.