Renato Kalil vira réu em ação do caso Shantal Verdelho
O obstetra foi acusado de violência durante o parto da influencer em 2022
O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou, nesta quinta-feira (27), o recurso do Ministério Público e aceitou a denúncia de Shantal Verdelho contra o médico Renato Kalil por lesão corporal e violência psicológica durante o parto. O médico responderá, em primeira instância, pelos crimes.
Final ‘Vai na Fé’: Theo leva golpe, perde fortuna e faz referência a antiga novela
Shantal repercutiu nas redes sociais, em 2022, ao revelar que havia sido vítima de violência obstétrica pelo doutor, mas em outubro daquele ano, a Justiça negou a denúncia pelos crimes feita pela Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central da capital paulista, afirmando que faltavam provas que comprovassem o suposto crime.
O recurso, logo depois, foi protocolado pela defesa da influenciadora em novembro de 2022. Em nota para o site G1, o advogado de Shantal, Sergei Cobra Arbex, diz que a decisão é uma vitória já que “Kalil se tornou réu e porque mostra que a Justiça reconheceu que há provas no processo que sustentam a denúncia”.
O representante do médico, no entanto, frisa que a decisão da Justiça “apenas autorizou o início do processo, sem qualquer julgamento e mérito”.
Relembre o caso
Shantal Verdelho, influencer com mais de um milhão de seguidores no Instagram, denunciou o médico queridinho dos famosos, Renato Kalil, após o parto de sua filha Domenica. De acordo com áudios vazados em dezembro de 2021, o doutor teria cometido violência obstétrica contra a jovem, em outubro.
A empresária diz que se sentiu completamente “humilhada” pelos abusos verbais, gestos e ofensas do médico durante o parto. Anteriormente, Shantal já estava desgostosa com Renato, afinal ele anunciou o sexo do bebê no Instagram, sem o consentimento dela.
Durante a paridela, que foi gravada pelo marido de Shantal, Matheus, o ginecologista aparece proferindo alguns palavrões para que a influencer fizesse força: “Ele me x*nga o parto inteiro. Ele fala p*rra faz força filh* da mãe, v*adinho ela não faz força direito, que ódio”.
A situação piorou quando Shantal se recusou a fazer uma episiotomia [incisão entre o ânus e a vagina, que é contraindicado] e Renato teria exibido o órgão sexual dela para o marido, Matheus Verdelho. Renato Kalil negou todas as acusações.
Após matéria do ‘Fantástico’, da TV Globo, outras mulheres denunciaram o médico e Shantal passou por um exame de corpo de delito para processar Renato. Ela pediu a cassação do registro médico de Renato – e luta para ser indenizada pelos danos.
Veja também: Banda Cine anuncia retorno com shows em São Paulo e Rio de Janeiro