Rafa Kalimann fala sobre diagnóstico de endometriose: “Me abalou muito”
A ex-BBB diz que recebeu ajuda de Larissa Manoela, também diagnosticada com a doença
Rafa Kalimann abriu o jogo, em entrevista ao podcast ‘PocCast’, na última quinta-feira (13), sobre ter recebido o diagnóstico de endometriose recentemente. A ex-BBB, que hoje namora o empresário Antônio Palhares, diz que um de seus maiores sonhos é se tornar mãe e, por isso, no primeiro momento, ficou desesperada com o ocorrido.
Arthur Aguiar fala sobre anulação de casamento com Maíra Cardi
Assim, ela recebeu apoio de Larissa Manoela, que descobriu ter endometriose em 2022: “Larissa foi uma porta-voz da endometriose há um tempo. Ela falou: ‘antes de mais nada, só se acalma, porque tem tratamento e a gente tem acesso a uma medicina muito avançada hoje’. De fato, depois que eu comecei a tomar os remédios, melhorei bastante”.
“Aquele dia em que eu recebi o diagnóstico, foi um dos piores que tive nos últimos anos. O maior sonho da minha vida é ser mãe. É meu objetivo, minha missão, eu coloco isso como meu teto. Eu trabalho tanto hoje, pesquiso e me aprofundo sobre maternidade, porque idealizo isso. Quando veio o diagnóstico, por falta de informação, a gente acredita que vem uma infertilidade. A gente tem muito tratamento, e não são todos os casos. Mas, naquele primeiro momento, foi um desespero, me abalou muito”, admitiu ela. Apesar da endometriose dificultar a gravidez, ela tem tratamento e muitas mulheres conseguem engravidar.
Rafa descobriu a doença após passar a ter cólicas intensas: “Eu usei o chip de anticoncepcional por muito tempo, e isso fez com que eu não menstruasse. Eu não menstruo há uns oito anos. Por isso foi tão estranho sentir cólica. Se não tenho a menstruação, não faz sentido. A gente começa um tratamento agora para eu voltar a ter ciclo menstrual e entender como é o meu corpo e saber qual é o melhor tratamento”.
Relembre o diagnóstico de Larissa Manoela
Larissa Manoela gravou um vídeo para o Instagram, em setembro do ano passado, para falar sobre ter sido diagnosticada com endometriose e ovário policístico. A atriz, que estrelou ‘Além da Ilusão’, da TV Globo, diz que ficou surpresa com a repercussão de seu desabafo no Twitter, mas feliz por poder alertar outras mulheres.
“Há 1 ano e sete meses, fui diagnosticada com endometriose, que é uma doença autoimune, inflamatória e que acomete uma, a cada dez mulheres. Sempre fiz acompanhamento médico, sempre fui muito atenta com a minha saúde. Até então, a minha ginecologista pediu para eu fazer uma bateria de exames e fiz esse exame, até porque o meu histórico, desde quando eu menstruei, tinha um fluxo muito alto e sempre tive muita cólica, como se tivesse um dinossauro no meu útero, tinha desmaios”, narrou ela, que buscou ajuda e diversos especialistas para tentar tratar a sua endometriose.
Nessa busca, ela também descobriu que tem ovário policístico: “Após seis meses desde a minha última consulta, e um ultrassom detalhado, veio também o diagnóstico de ovário policístico […] Eu senti que eu precisava tomar uma outra decisão de buscar saber o que estava se passando no meu corpo. Sei que tem milhares de meninas que me acompanham, muitas que me seguem, então por que não usar essa minha influência para ajudar essas mulheres?”.
Veja também: Xuxa, Angélica e Eliana terão encontro histórico na Globo