Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos de idade
O cartunista foi fundamental para a criação do 'Pasquim' durante a ditadura brasileira
Ziraldo, criador do icônico personagem ‘O Menino Maluquinho’, faleceu aos 91 anos de idade na tarde deste sábado (6). De acordo com a família dele para o site G1 morreu dormindo, por conta de uma falência múltipla de órgãos, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Ziraldo tinha sete irmãos e deixou os filhos Antonio, Daniela e Fabrizia, da antiga união com Vilma Gontijo.
Equipe de Beatriz, do BBB 24, detona Ed Gama após piada
Nas redes sociais, diversos famosos lamentaram a partida de Ziraldo, inclusive Walcyr Carrasco que escreveu no Instagram: “Quem nos deixou hoje foi o cartunista Ziraldo, criador de “O menino maluquinho”. Suas histórias marcaram a infância de muitos e continuam a encantar gerações. Obrigado pela sensibilidade, Ziraldo! Descanse em paz!”.
Além de ‘O Menino Maluquinho’, ele também foi responsável pela criação da ‘Turma do Pererê’ e pela fundação de ‘O Pasquim’, o jornal que revolucionou e era abertamente contra a ditadura militar no Brasil. Nascido em Caratinga (MG), no dia 24 de outubro de 1932, ele recebeu o nome Ziraldo por ser uma junção do nome dos pais, Zizinha e Geraldo.
Que esse grande cartunista, escritor e intelectual descanse em paz!
O cartunista Ziraldo, criador do célebre personagem "O Menino Maluquinho", morreu na tarde deste sábado (6), em sua casa no Rio de Janeiro, aos 91, de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada por Daniela Thomas, filha do artista. 📲Leia mais em… pic.twitter.com/rlGM7Jb4WL
— Folha de S.Paulo (@folha) April 6, 2024
Jandira Martini morre aos 78 anos de idade
Morreu, aos 78 anos de idade, a atriz Jandira Martini, após anos de tratamento contra um câncer de pulmão. A notícia foi confirmada no Instagram, nesta terça-feira (30), por um de seus melhores amigos, Marcos Caruso. Ela teve uma intercorrência e, segundo a filha dela, faleceu pacificamente em casa.
Para a revista Quem, ele detalhou: “Foi ontem à noite. Recebi a notícia da filha dela, às 22h. Ela estava com um probleminha de saúde. Foi resolvido e teve uma intercorrência e partiu”. No Instagram, Marcos pontuou: “Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”.
A atriz ficou famosa por papeis memoráveis em novelas como ‘O Clone’, ‘Escrito nas Estrelas’, ‘Sassaricando’ e ‘Éramos Seis’. O último papel de Jandira foi em ‘Uma Pitada de Sorte’ de 2022. Jandira deixa uma filha e, por enquanto, detalhes sobre o velório e funeral não foram divulgados.