Morre Mário Zagallo, ex-técnico e jogador da Seleção

A informação foi confirmada por post nas redes sociais do ex-atleta.

Morreu, nesta última sexta-feira (5), aos 92 anos, o ex-jogador e ex-técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes. A informação foi confirmada nas redes sociais do atleta e, posteriormente, por comunicado do Hospital Barra D’Or. O velório acontecerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol, na Barra da Tijuca, neste domingo (7), com início às 9h30. A cerimônia será aberta ao público. O sepultamento acontecerá às 16h do mesmo dia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Veja também: Alexandre Pires se manifesta por cancelamento de show após passageiro cair no mar

Morre Zagallo, ex-jogador de futebol e ex-técnico da Seleção

O texto salienta o papel importante do atleta na Seleção Brasileira masculina de futebol, além de exaltar sua relação com a família. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa“, dizia a publicação.

Em seu último post nas redes sociais, realizado no dia 1º de setembro de 2023, Zagallo comemorava sua recuperação. “Que alegria! Depois de 22 dias internado tratando de infecção urinária, tive alta e voltei para casa! Queria agradecer a cada pessoa que, de alguma maneira, participou da minha recuperação! Um agradecimento especial para a minha médica, a Dra. Marcia Ladeira, e sua equipe de enfermagem do semi-intensivo. Seguimos mais fortes do que nunca! Obrigado a todos pelas mensagens e pelo carinho! ‘Zagallo de alta’ tem 13 letras! Vocês vão ter que me engolir! O velho lobo está on“, disse ele, fazendo referência a seu número da sorte.

Veja também: Sertanejo João Carreiro morre aos 41 anos após cirurgia no coração

Carreira

Nascido em Maceió, Alagoas, em 9 de agosto de 1931, Zagallo descobriu sua paixão por futebol ainda pequeno, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Aos 17 anos, passou a jogar pelo América Futebol Clube e, dois anos depois, entrou nas categorias de base do Flamengo. Com o time carioca, o craque foi campeão em 1953, 1954 e 1955. Ele também venceu o campeonato carioca jogando pelo Botafogo em 1961 e 1962.

Zagallo ganhou o apelido de ‘Formiguinha’, devido a sua agilidade em campo. Foi convocado para atuar na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, sob o comando do técnico Vicente Feola, e levou a taça para casa. Em 1962, o Brasil voltou a tornar-se campeão com o jogador

Em 1964, encerrou sua carreira como jogador e começou a trabalhar como técnico do juvenil do Botafogo e levou o time a muitas conquistas, como a Taça do Brasil de 1968. Comandou a Seleção na Copa de 1970 e, mais uma vez, consagrou-se campeão. Nesta mesma década, treinou as Seleções do Kuwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Em 1994, Zagallo foi coordenador técnico de Parreira na Seleção, onde conquistaram o tetracampeonato.

Em 1998, o ex-jogador foi o técnico principal da Seleção – mas o time perdeu a Final. Zagallo, então, encerrou sua carreira como treinador em 2001, no entanto, aceitou o convite de Parreira para dirigir a coordenação técnica na Copa do Mundo de 2006. Trabalhou também como comentarista esportivo da Globo durante as Copas de 1986 e 2002.

Veja também: José Roberto Burnier tem alta após infarto

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.