Morre Aracy Balabanian, aos 83 anos
Famosos lamentaram a morte da artista.
A arte brasileira perde mais um nome de peso: morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. A artista foi diagnosticada com um câncer no pulmão em 2022 e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Morre Aracy Balabanian
A informação foi confirmada pela secretária pessoal da atriz, Cris. “Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na Clínica São Vicente e os médicos – inclusive o médico particular dela – já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família. A Globo está resolvendo sobre o velório e a cremação, deve ser tudo amanhã. A gente sabe que ela gostaria de um velório público. Mas depois a cremação será restrita à família e aos amigos“, conta.
Veja também: Monica Iozzi comenta saída de ‘Elas por Elas’ e atualiza estado de saúde
O hospital em que Aracy estava internada também emitiu uma nota sobre o falecimento da estrela: “A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian, na manhã desta segunda-feira (7) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes“, diz o comunicado. Ademais, a Globo mudou a programação do canal para homenagear a artista.
Aracy estreou na TV Globo em 1972, em ‘O Primeiro Amor’. No mesmo ano, ela interpretou Gabriela em ‘Vila Sésamo’. Ao longo dos 60 anos de carreira, a artista deu vida a diversos personagens marcantes. Além da icônica Cassandra de ‘Sai de Baixo’, Balabanian participou de 28 novelas, dentre elas ‘Corrida do Ouro’ (1974), ‘Bravo!’ (1975), ‘O Casarão’ (1976), ‘Locomotivas’ (1977), ‘Pecado Rasgado’ (1978), ‘Coração Alado (1980), ‘Brilhante’ (1981), ‘Elas por Elas’ (1982), ‘Guerra dos Sexos’ (1983), ‘Transas e Caretas’ (1984); ‘Ti-Ti-Ti’ (1985); ‘Que Rei Sou Eu?’ (1989); ‘Rainha da Sucata’ (1990); ‘Felicidade’ (1991); ‘Deus nos Acuda’ (1992); ‘Pátria Minha’ (1994); ‘A Próxima Vítima’ (1995); ‘Sabor da Paixão’ (2002); ‘Da Cor do Pecado’ (2004); ‘A Lua me Disse’ (2005); ‘Passione’ (2010); ‘Cheias de Charme’ (2012); ‘Saramandaia’ (2013); ‘G3r4ção Br4s1l’ (2014); ‘Sol Nascente’ (2016); ‘Pega Pega’ (2017) e ‘Malhação – Vidas Brasileiras’ (2018).
Veja também: Ana Maria Braga revela diagnóstico com metástase em 2020
Famosos lamentam a morte
Muitos famosos lamentaram a partida de Aracy. Miguel Falabella, por exemplo, falou sobre os anos que trabalhou ao lado da artista. “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!“, declarou.
O escritor Walcyr Carrasco também deixou sua mensagem: “Um ícone da nossa dramaturgia nos deixou! Rimos muito e também nos emocionamos com o talento de Aracy Balabanian! Descanse em paz!”. Que todos os fãs, amigos e familiares de Aracy Balabanian sejam reconfortados neste momento de dor.
Veja também: Faustão confirma aposentadoria após demissão da Band