Morre a atriz Léa Garcia aos 90 anos de idade

A atriz negra foi uma das pioneiras na atuação e abriu espaço para diversos outros atores

Morreu, aos 90 anos de idade, a pioneira Léa Garcia, uma das maiores atrizes do Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa dela, nesta terça-feira (15), a artista estava no Festival de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, onde seria homenageada pelo conjunto de sua obra com a grande honra que é o prêmio Oscarito.

Larissa Manoela se pronuncia após repercussão de entrevista no ‘Fantástico’

No Instagram, a equipe de Léa postou uma foto belíssima da atriz, lamentando: “É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia”. Ela faleceu vítima de um infarto. No último sábado (12), ela foi vista sorridente caminhando pelo festival.

De acordo com o filho dela, Marcelo, Léa chegou a ser encaminhada Hospital São Miguel, mas não resistiu. Léa foi uma das maiores atrizes do Brasil, participando de novelas como ‘Selva de Pedra’, ‘Escrava Isaura’ e ‘Xica da Silva’ e, já conquistou quatro ‘Kikitos’ em produções como ‘Filhas do Vento’, ‘Hoje tem Ragu’ e ‘Acalanto’.

Léa foi fundamental para quebrar barreiras para atrizes negras. Em entrevista em 2022, ela falou sobre o preconceito: “Torço por um país justo e igualitário, que respeite as diversidades. É isso que quero, e muito mais”. A artista, inclusive, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1957 por ‘Orfeu Negro’.

Que ela descanse em paz!

Morre o diretor Aderbal Freire-Filho, marido de Marieta Severo

Morreu, na última quarta-feira (9), o diretor teatral Aderbal Freire-Filho, aos 82 anos de idade. De acordo com o jornal O Globo, o marido de Marieta Severo sofria complicações no estado de saúde desde 2020, quando sofreu um AVC hemorrágico, e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

O diretor, que era casado desde 2004 com a artista, deixa os filhos Camilo e Aderbal. Nascido em 1941, ele é um diretor renomado e esteve à frente de peças como ‘Incêndios’, ‘O Tiro que Mudou a História’, sobre Getúlio Vargas, ‘Tiradentes, inconfidência no Rio’, além de clássicos como ‘Macbeth’ e ‘Hamlet’.

Uma das netas de Marieta, a Clara Buarque, está sendo velado nesta quinta-feira (10), no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro. Sobre isso, a artista pontuou: “A dor de quem eu amo sempre vai ser a minha. A dor da minha avó, então… Não tenho palavras para descrever a força que minha avó teve nesses últimos anos lutando ao lado dele. Vê-la passar pelo o que passou e da forma que ela passou é algo que nós, da família, nunca vamos esquecer na vida. Nosso símbolo maior de força. Nosso grande amor e fonte de toda alegria”. 

 

Veja também: Hariany Almeida passa final de semana com o affair Matheus Vargas, filho de Leonardo

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.