MC Marcinho volta a respirar com ajuda de aparelhos após infecção pulmonar
Funkeiro está internado à espera de um novo coração.
Ainda à espera de um transplante de coração, MC Marcinho volta a respirar com ajuda de aparelhos. O estado do cantor é considerado estável, no entanto, ele está necessitando de cuidados intensivos.
MC Marcinho volta a respirar com ajuda de aparelhos
O irmão do funkeiro, Mauro Garcia, esclarece que o motivo dele voltar a usar ventilação mecânica é devido a uma infecção pulmonar. “Os médicos colocaram (a ventilação mecânica) para poder ajudar ele a respirar, para ele não fazer esforço. Ele tem que estar bem, porque pode aparecer um coração a qualquer momento“, contou, em entrevista à Quem.
A família de Marcinho segue confiante da melhora do funkeiro e Mauro afirma que todos estão sendo bastante cuidadosos com relação à saúde do artista. “(…) Os médicos pedem para estarmos sempre de máscara e cuidamos muito da higienização. Quanto mais gente visitando, maior o risco de infecção. Ele está com a imunidade baixa. E temos que evitar passar qualquer coisa para ele“, reforça.
Ademais, de acordo com Mauro, Marcinho não estava falando muito antes de estar usando a respiração mecânica e assistiu vídeos de amigos e fãs mandando mensagens de apoio. “Todos nós estamos muito confiantes. Agora é aguardar mais um milagre ser feito. Se não fosse o coração artificial, ele não estaria mais aqui. Ele estava respondendo por gestos. Mostramos vídeos das orações, do carinho, de todo mundo com ele, das mensagens de famosos“, declara, por fim.
O último boletim médico divulgado pelo hospital Copa D’Or, em Copacabana, Rio de Janeiro, nesta última quarta-feira (26) informava sobre a utilização de aparelhos. “O paciente Márcio André Nepomuceno Garcia segue estável, ainda necessitando de cuidados intensivos e respira com ajuda de aparelhos (ventilação mecânica)“, dizia o documento assinado pela coordenadora do transplante cardíaco da Rede D’Or, Jacqueline Miranda, e pelo diretor médico do hospital, Marcelo London.
Fila do transplante
Marcinho seguirá internado nestes próximos meses à espera de um novo coração para realizar o transplante. Ademais, o funkeiro convive com uma série de doenças cronicas, como diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada. Ao G1, em entrevista divulgada dia 14 de julho, a cardiologista Jacqueline Miranda celebrou a evolução do artista. “Ele respondeu muito bem, ele é completamente viável, ele está lúcido, cooperativo, em processo de despertar. Tem todos os exames muito bons, e a gente considera um sucesso o implante da bomba“, disse a profissional.
Neste período, os médicos optaram pela implantação do coração artificial, que tem duas bombas. A azul leva o sangue para dentro da circulação pulmonar, onde ele é oxigenado, e então retorna ao órgão. De lá, a bomba vermelha distribui o sangue para o resto do corpo. “A gente usa essas bombas quando o coração entra em falência. O objetivo delas é puxar o sangue da circulação e devolver, fazendo o papel do coração. Então, basicamente, ele funciona como uma bomba cardíaca“, explicou Miranda.