Matthew Perry: causa da morte do ator é divulgada
A causa da morte do astro Matthew Perry, de ‘Friends’, foi revelada nesta última sexta-feira (15), pouco mais de um mês do falecimento. Saiba mais!
Causa da morte de Matthew Perry é revelada
De acordo com o relatório toxicológico divulgado nesta última sexta pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles, o ator morreu devido a “efeitos agudos da ketamina”. Ademais, afogamento, doença arterial coronariana e os efeitos da buprenorfina (usada para tratar transtorno por uso de opioides) também contribuíram para o falecimento, considerado acidental. Matthew Perry foi encontrado em sua banheira de hidromassagem, na mansão a qual tinha acabado de se mudar, no dia 28 de outubro.
Portanto, o relatório da autópsia indica que o astro estava em terapia de infusão de ketamina – no entanto, a substância encontrada em seu sangue não pode ser provinente da sessão terapêutica, já que esta tinha sido feita mais de uma semana antes da morte. “Com os altos níveis de ketamina encontrados em suas amostras de sangue, os principais efeitos letais seriam tanto da superestimulação cardiovascular, quanto da depressão respiratória“, aponta o documento. O exame também detectou evidências de sedativos no corpo de Perry.
Quetamina, também conhecida como cetamina, é um anestésico que tornou-se ilícito na década de 1980 – segundo a Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Quando usada de forma ‘recreativa’ e sem indicação médica, pode causar alucinações e levar à paralisia do usuário.
No Brasil, desde 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o cloridrato de escetamina, antidepressivo inalável em forma de spray, indicado para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e pacientes com Transtorno Depressivo Maior (TDM), que tenham pensamentos ou atos suicidas. A substância também é utilizada como tranquilizante de cavalos.
Ex desconfiou que Matthew Perry teve recaída em remédios
Pouco após a morte do ator, uma ex dele, Kayti Edwards, admitiu estar desconfiada que o ator tenha tido uma recaída em remédios.
“Há muitas coisas que não estão fazendo sentido para mim. Não acredito que ele simplesmente se afogou na banheira de hidromassagem, isso não parece certo. Eu conheço o Matthew e sei que ele não teria simplesmente se afogado. Acho que ele pode ter tomado comprimidos na semana que antecedeu isso. Disseram que não havia analgésicos prescritos no local, o que não me surpreende, porque ele não deixaria remédios espalhados. Ele era paranoico e pegava todos eles, então nunca havia nenhuma evidência. E então saía para buscar mais quando estava pronto“, relatou ela ao site The Sun, na época.
Ademais, Kayti relatou que Matthew tinha um ‘alterego’ quando estava consumindo remédios. “Aquela coisa de Mattman não era algo que ele fazia quando estava sóbrio. Mattman aparecia quando ele não estava sóbrio e se sentia meio invencível. Eu estava por perto quando ele estava chapado – embora não estivesse chapada com ele – e, quando eu dizia que talvez ele devesse parar um pouco com as drogas, ele dizia: ‘Não, sou Mattman’“, lamentou. A última foto postada por Perry trazia a legenda: “Ah, então a água agitada te faz sentir bem? Eu sou o Mattman“, que fazia uma referência ao personagem preferido dele, Batman.