Kéfera revê entrevista polêmica no ‘Encontro’ e se desculpa: “Equívoco”
Atriz falou sobre o assunto em seu canal no YouTube.
Cinco anos após sua entrevista no ‘Encontro’, na época apresentado por Fátima Bernardes, da Globo, Kéfera Buchmann revê suas falas polêmicas e pede desculpas. Na ocasião, a atriz acusou um rapaz da plateia de praticar ‘mansplaining’, termo usado quando um comentário ou explicação é feito a uma mulher de forma arrogante e prepotente.
Veja também: Luísa Sonza pretende transformar carta sobre traição de Chico Moedas em música
Kéfera revê entrevista no ‘Encontro’ e pede desculpas
Recentemente, a influenciadora digital contou aos seguidores que estava de volta com seu canal no YouTube, ‘5inco Minutos’, e em seu vídeo mais recente, ela postou o desabafo com o nome: ‘Passei vergonha em rede nacional’. “Aquilo não foi mansplaining. Foram apenas palavras confusas, e eu metendo um termo que existe, mas que não era para aquele momento“, refletiu.
Kéfera, então, percebeu o que o espectador quis dizer no dia da entrevista e o elogia. “Primeira vez que eu estou assistindo a esse vídeo… Não acho que ele fez mansplaining, ele não estava explicando o que era o feminismo, só foi confuso o que ele falou. Na verdade, foi um grande delírio, um surto o que ele falou. Ambas as expressões – mansplaining e manterrupting – existem, mas, nesse momento, foi um grande equívoco, porque não aconteceu de fato isso. Tudo foi confuso nesse episódio, aparentemente. (…) Ele não estava errado. Wallace, você é um grande ícone, cara!“, apontou.
No entanto, mesmo com as críticas que recebeu na época, Kéfera afirma que não se arrepende do episódio. “O vídeo aconteceu em 2018, a gente está em 2023, faz cinco anos e ainda tem gente que lembra desse vídeo. Em 2018, foi a época que eu era mais da militância. Me arrependo? Não. Acho que foi uma fase super importante e de vários aprendizados“, reflete.
Veja também: Gabi Martins é processada por mulher que se dizia amante de Zé Felipe
O que aconteceu?
Em 2018, Kéfera foi uma das convidadas do ‘Encontro’ e, no dia, o debate abordava a quarta onda do feminismo, pós-internet e redes sociais. Wallace, que estava na plateia, recordou uma situação que havia passado. “Quando elas falam em assédio, reivindicando direitos, tudo bem. Mas, por exemplo, eu estava fazendo uma peça em uma faculdade. Simplesmente toquei uma feminista e falei: ‘Onde fica o banheiro?’. Ela me encarou, parecia uma cena da novela ‘O Beijo do Vampiro’, não podia fazer nada com ela“, relatou.
Kéfera, no entanto, criticou o posicionamento de Wallace: “Isso que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista“.
Veja também: Três meses após morte, viúvo de Zé Celso pede ajuda para reformar apartamentos atingidos por incêndio