Gusttavo Lima nega ter impedido intérprete de Libras de subir em palco
O sertanejo foi acusado de deixar sua performance menos inclusiva para fãs surdos
Gusttavo Lima se defendeu, através de sua assessoria de imprensa para o site Notícias da TV, neste domingo (16), após ser acusado de impedir que sua performance fosse mais inclusiva. Ele e sua equipe teriam expulsado um intérprete de Libras e fãs com deficiência auditiva em Teresina, no Piauí.
Rafa Kalimann diz ter entrado em depressão após ‘Casa Kalimann’
“Não fiquei sabendo disso”, informou Gusttavo. Em nota, a equipe dele corroborou: “Alguém tem que procurar o produtor do cantor ou do artista e pedir: ‘Olha a gente tem um intérprete de Libras, podemos ficar no palco?’. E eles podem ficar no palco, não tem problema nenhum. Vários shows do Gusttavo tiveram intérpretes de Libras. Ninguém chegou para o produtor do Gusttavo e pediu para ter o intérprete, ninguém avisou a ele que tinha alguém esperando. Infelizmente, o Gusttavo não poderia sair do palco para buscar o intérprete”.
A intérprete Arielle Paiva diz que foi impedida de subir ao palco de Lima no dia 14 de julho para fazer a interpretação e compartilhou relato de outras pessoas no local. Em nota, a Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras do Piauí lamentou o ocorrido, que configura-se em crime: “Tal atitude configura-se como crime, visto que não houve respeito e cumprimento às leis que preconizam o direito linguístico da pessoa surda: a Lei N° 5.920, de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de inclusão de intérprete de Libras em eventos públicos realizados no município de Teresina, e que reconhece a Libras como comunicação oficial e institui a política de inclusão das pessoas com deficiência”.
É melhor ser surdo do que ouvir Gustavo lima https://t.co/Ni6ffWaYJ1
— ciclista chutado pela capitu (@gossipdopi) July 15, 2023
Gusttavo já expulsou mulher de show
Gusttavo Lima repercutiu nas redes sociais, em janeiro deste ano, ao expulsar uma mulher de seu show em Fortaleza, que ocorreu no dia 31 de dezembro no ‘Réveillon Marina Park’. O sertanejo pediu que os seguranças retirassem a espectadora que, segundo relatos, teria jogado bebida nele diversas vezes.
“Tira ou eu vou tirar. Respeito é o mínimo, coleguinha. Respeito não se compra, se adquire… aliás, não se adquire. Respeito você nasce com ele. Por falar em respeito, você não tem respeito”, afirmou ele em trecho que viralizou nos Instagrams de fofoca.
Uma fã, Albertina Gouveia, no Twitter, confirmou o ocorrido: “Ela jogou água no Gusttavo três vezes. Na primeira e na segunda, ele deixou passar e não disse nada. Na terceira vez, ele pediu para retirar ela do show e disse para devolver o dinheiro do ingresso. Sinceramente há comportamentos que não se percebe”.
A arquiteta Virginia Bandeira postou um esclarecimento no Instagram, e afirmou que se revoltou com Gusttavo Lima após ele defender, durante apresentação, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Virginia diz que Gusttavo se incomodou após ela e um grupo começar a fazer o L de Lula: “O que aconteceu na verdade foi que me indignei com a conotação política dada pelo cantor durante o show de Réveillon, onde foi pago caro para me divertir e acabar tendo que participar de um ato político em prol de um ex-presidente que tanto massacrou os brasileiros. Minha reação e de várias outras pessoas foi levantar a mão e fazer o ‘L’, de Lula”.
“Por conta disso, logo no início do show, ele se dirigiu a mim falando que eu merecia o bom e o bom era ele. Nesse momento, repeti o gesto fazendo o ‘L’. Se não bastasse, mesmo com inúmeras adolescentes menores de idade acompanhadas da família curtindo o show, o cantor contou que participava de ‘campeonato de punh*ta’, numa declaração total de desrespeito, o que só aumentou minha indignação, já que tenho uma filha menor de idade e não gostaria que estivesse lá assistindo isso”, frisou ela, admitindo que se excedeu em seu protesto.
Veja também: Signos compatíveis com Touro: Veja Quais São!