Delegacia nega intimação a Silvana Taques, mas investigação por intolerância religiosa continua
André Luiz Frambach não foi o responsável pela queixa.
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) nega suposta intimação para Silvana Taques depor. No entanto, a mãe de Larissa Manoela segue sendo investigada por intolerância religiosa contra a família de André Luiz Frambach.
Delegacia nega intimação a Silvana Taques
Antes, o programa ‘Fofocalizando’, do SBT, afirmou que a pedagoga e ex-empresária havia recebido uma intimação para depor sobre o crime que supostamente cometeu. No entanto, ao Estadão, a Delegacia nega a informação. “A investigação está em andamento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que realiza diligências para apurar os fatos. Não há nenhuma intimação agendada nem para esta semana, nem para a próxima“, afirma o departamento.
Entretanto, o advogado Carlos Nicodemos, que representa a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio garantiu que pretendia pedir a intimação não somente de Silvana, mas também do pai de Larissa, Gilberto Elias. O profissional ainda apontou a importância de seguir com a investigação: “O país caminha para o aprimoramento punitivo contra o racismo e, em pleno século XXI, não há mais espaço para racismo religioso ou qualquer manifestação que ofenda a dignidade humana, que seja encarada como diversionismo ou coisificação. A banalização incrementa graus de violência, que levam a situações extremas todos os dias“.
André Luiz Frambach não irá prestar queixa contra a sogra
Ao gshow, a assessoria de André Luiz Frambach esclareceu que a denúncia não partiu do genro de Silvana. “André Luiz Frambach não foi intimado, mas caso isso aconteça, na condição de testemunha, ele ficará à disposição da Justiça. Vale ressaltar que o ator não fez ou fará nenhuma denúncia sobre o caso, até porque, a instauração deste inquérito independe da sua decisão“, diz a nota.
A investigação se iniciou após uma nova parte da conversa exibida no ‘Fantástico’ deste último domingo (20) acabou divulgada pelo site UOL. No trecho, Silvana debocha da mensagem enviada pela filha, desejando um feliz Natal, e cometeu a intolerância contra a família de André Luiz. “Esqueci de te desejar, que você tenha um ótimo Natal aí, com todos os guias dessa família macumbeira (risos)“, dizia a mensagem, fazendo alusão, de forma pejorativa, a religiões de matriz africana.
Nesta terça, a irmã de André Luiz, Camille Frambach, também se manifestou sobre o caso. Antes, o pai do ator havia mandado uma mensagem que foi apontada como para Silvana. “Vocês sabem que eu preciso fechar a fileira, né? Não tinha postado antes pela correria. Só queria falar que o foco dessa família aqui é o amor e o respeito. E quem conhece a gente sabe bem disso. Amo vocês demais da conta!“, escreveu a cunhada de Larissa Manoela, como legenda de uma imagem que contava com os integrantes da família, incluindo a atriz.