Amauri Soares, diretor da TV Globo, nega proibição de beijo lésbico em ‘Vai na Fé’
O novo chefão da emissora negou boatos de que seria conservador
Amauri Soares, diretor da TV Globo, se pronunciou em entrevista a revista ‘Valor Econômico’, nesta sexta-feira (30), sobre os rumores de que teria vetado o beijo lésbico em ‘Vai na Fé‘, da TV Globo. De acordo com rumores, ele teria recebido o apelido pejorativo de ‘bispa’ por pessoas o compararem com o Edir Macedo que, de costume, sempre interfere nas novelas da Record.
Outra influencer expõe mensagens recebidas de Neymar e ele debocha: “Mais alguém?”
Sobre o suposto medo de que o beijo entre as personagens Clara e Helena, vividas respectivamente por Regiane Alves e Priscila Sztejnman, pudesse afugentar o público evangélico da novela, ele negou: “Eu acho que aconteceu dos muros da TV para fora. Eu estou aqui faz um mês, não baixei nenhuma medida de caráter editorial, artístico, de proibição de assunto. Nunca baixei e jamais baixarei, não é assim que a gente trabalha”.
“Abordar temas sensíveis e complexos da sociedade exige preparo e, sobretudo, diversidade de visões. Veja o exemplo do Big Brother. Nas últimas temporadas, os temas sensíveis da sociedade estiveram muito presentes. Racismo, preconceito de gênero, relacionamentos abusivos, preconceito religioso. E todos os temas foram tratados de forma transparente, didática até”, explicou ele, informando que o preparo para lidar com esses temas vem de investimento e capacitação: “Não há nenhum tema que não possa ser abordado, e alguns temas devem ser tratados a fim de que possamos vencer preconceitos. Abordar os temas de forma adequada faz parte da nossa missão como comunicadores”.
Relembre o drama do beijo em ‘Vai na Fé’
A TV Globo foi criticada nas redes sociais, inclusive com o advento da hashtag ‘TV Globo apoia Censura’, após não exibir o beijo lésbico em ‘Vai na Fé’. No capítulo de 10 de maio deste ano, as personagens Clara e Helena, interpretadas respectivamente por Regiane Alves e Priscila Sztejnman, deveriam se beijar.
Ao final do folhetim, no entanto, a cena foi cortada bem no momento da intimidade. Em nota para a imprensa, a emissora frisou, em 11 de maio, que tudo faz parte de uma estratégia: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.
No começo de junho, outro beijo foi cortado e de acordo com a colunista Patricia Kogut, não haveria mais nenhuma cena de ósculo entre elas, apenas de carinho. As atrizes reclamaram e mandaram indiretas nas redes sociais. O tão esperado beijo foi ao ar em 21 de junho deste ano.
Veja também: Influencer divulga prints de Neymar dando em cima dela no Instagram