‘A Casa do Dragão’: filmagens continuam diante de greve de atores e roteiristas de Hollywood
Greve foi autorizada nesta sexta-feira (14).
A confirmação da greve por parte dos atores e autorizada pelo sindicato (SAG-AFTRA) não afetou as filmagens de ‘A Casa do Dragão’ – spin-off de ‘Game of Thrones’ -, que seguirá com o cronograma de gravações de sua segunda temporada normalmente. Entenda!
‘A Casa do Dragão’: greve não afetará filmagens
De acordo com a Variety, um representante da série confirmou a continuação das gravações. A não adesão a greve acontece porque ‘A Casa do Dragão’ é produzida por um estúdio nos Estados Unidos, mas a série é rodada no Reino Unido, com grande parte do elenco sendo representada pela Equity, o sindicato local. Portanto, seus integrantes são proibidos de participar da paralisação de sua contraparte norte-americana. Outra série do HBO, ‘Industry’, rodada no Reino Unido, também deve seguir com as gravações.
O SAG-AFTRA representa cerca de 160 mil atores de cinema e TV de Hollywood e decretou a greve meia-noite desta sexta (14). O conselho nacional tomou a decisão de forma unanime na tarde anterior, já que as negociações com a AMPTP, associação das produtoras norte-americanas, terminaram sem um acordo na última quarta (12).
A insatisfação dos atores se dá devido a “grandes mudanças que os estúdios e streamings implementaram” na indústria cinematográfica e televisiva, sem atualizar seus contratos. Os artistas pedem remunerações e condições de trabalho mais justas, além da regulamentação do uso da inteligência Artificial. Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980.
Vale lembrar que a greve começou com o WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood, que iniciou a paralisação no dia 2 de maio. Eles também reivindicam melhores condições para a categoria após diversas tentativas de negociações frustradas com as grandes empresas.
Atores reagem à greve
Alguns artistas norte-americanos comentaram a paralisação. Matt Damon, por exemplo, disse que a greve afetará sua nova produtora, que ele começou com Ben Affleck. “Vai ser difícil para os atores, para 160 atores. Ninguém quer uma paralisação do trabalho, mas se nossa liderança está dizendo que o acordo não é justo, temos que nos segurar até chegarmos a um acordo que seja justo para os atores que trabalham“, disse.
Margot Robbie, uma das estrelas do filme ‘Barbie’, afirma ser absolutamente a favor da greve. “Eu apoio totalmente todos os sindicatos e faço parte do SAG, então eu os apoiaria absolutamente“, destaca. Sheryl Lee Ralph, atriz de ‘Abbott Elementary’ – uma das indicadas ao Emmy nesta última quarta -, também reforçou a importância da paralisação. “Estamos lutando or nossa arte. Estamos lutando pelo que amamos e pelo que sabemos que as pessoas amam. Não somos grandes empresas milionárias. Não, somos pessoas e queremos aproveitar o que fazemos e ganhar a vida com isso. É disso que se trata“, declarou ao The Hollywood Reporter.
A brasileira Bruna Marquezine, estrela do filme da DC Comics, ‘Besouro Azul’, compartilhou um vídeo com seu colega de elenco, Xolo Maridueña, falando sobre o assunto. “Muito obrigada por todo carinho. (…) Sempre estarei do lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior“, iniciou.
“Como os atores não podem mais participar de qualquer divulgação de seus projetos até o fim da greve, o apoio dos fãs será fundamental para trazer a visibilidade e o reconhecimento que ‘Besouro Azul’ merece“, declarou a artista, por fim.